Você está aqui: Página Inicial / Referência / Comunicação Científica / Em busca da informação confiável: uso de periódicos e eventos científicos

Em busca da informação confiável: uso de periódicos e eventos científicos

Saiba mais como buscar uma informação confiável

Ao escrever um trabalho acadêmico, na graduação ou pós-graduação, é importante que o aluno ou pesquisador utilize fontes de informação consistentes e confiáveis. O uso de enciclopédias, tais como a Wikipédia pode ser importante quando se inicia um trabalho e não se conhece nada ou muito pouco sobre o assunto, mas não devem ser usadas como fonte a ser citada no trabalho.

busca-informacao-confiavel-figura-1

Um dos princípios da ciência é que ela é construída de forma interativa, ou seja, o trabalho dos que vieram antes serve de base para os trabalhos seguintes e assim sucessivamente, portanto devem ser utilizadas como fonte para dar continuidade às pesquisas. As principais fontes de informação consideradas confiáveis e consistentes para o mundo acadêmico na atualidade são os periódicos e os eventos científicos.

Os periódicos científicos são publicações periódicas que contêm artigos inéditos e de revisão escritos por diversos autores de uma área do conhecimento ou campo de pesquisa, nos quais as mais recentes descobertas e pesquisas são publicadas.

Os eventos científicos são reuniões periódicas de pesquisadores interessados em um tema que resulta em publicações que também contêm as pesquisas científicas mais atuais da temática em questão. Podem ser congressos, seminários, conferências, workshops, entre outros tipos de eventos.

Tanto os periódicos quanto os eventos científicos passam antes de sua publicação por um processo de revisão por outros pesquisadores do mesmo campo, chamado de "revisão por pares" (peer review).

No caso do periódicoo autor interessado em publicar submete um artigo ao editor solicitando a sua publicação, processo conhecido como "submissão de artigo". O editor solicita a pelo menos dois pesquisadores especialistas no tema do artigo que o revisem.

No caso do evento, o autor interessado em participar do evento como autor submete seu trabalho, ou somente o resumo do mesmo, em alguma categoria de apresentação, por exemplo, sessão de comunicação oral, mini-curso, palestra, conferência, entre outros. Os organizadores do evento solicitam a pelo menos dois pesquisadores especialistas no tema do trabalho que o revisem.

Estes revisores, seja no periódico ou no evento, poderão aceitar, rejeitar ou solicitar modificações no artigo/trabalho para aceitá-lo em um segundo momento. Com isto, oferece-se certa garantia de que o artigo/trabalho está qualificado como científico.