Você está aqui: Página Inicial / BCo / Protótipo BCo / Acesso a Bases / E-books BCo / E-books CAPES / E-books da editora Elsevier disponíveis no Portal de Periódicos da CAPES

E-books da editora Elsevier disponíveis no Portal de Periódicos da CAPES

Confira os e-books de diferentes áreas do conhecimento disponibilizados pela editora Elsevier no Portal CAPES!

A CAPES, por meio do seu Portal de Periódicos, oferece à comunidade acadêmica e universitária da UFSCar o acesso on-line e/ou download de e-books da editora científica Elsevier, uma das mais antigas e conceituadas casas editoriais do mundo nas áreas de Tecnologia e Saúde. O conteúdo disponível reúne, principalmente, livros eletrônicos (e-books) referentes às Ciências Biológicas e da Saúde, às Ciências Exatas e Tecnológicas e à Psicologia no âmbito das Ciências Humanas.

A editora Elsevier preparou uma interface própria para a busca de seus e-books (Figura 1), mas os mesmos também podem ser acessados por meio do Portal CAPES, cujas instruções encontram-se no artigo Acesso a e-books no Portal CAPES.

Figura 1: E-books CAPES da Elsevier - Página Inicial

Os e-books da editora, que estão majoritariamente em inglês, encontram-se disponíveis para download em formato PDF e abrangem os seguintes temas e categorias:

Para realizar busca por termo(s)-chave, o usuário deve inserir o(s) termo(s) desejado(s) no campo de busca localizado na página inicial da seção de e-books da CAPES editados pela Elsevier, podendo realizar uma busca livre por qualquer termo (Figura 2, item 1) ou uma busca específica pelos campos de título ou de autor ou pelo International Standard Book Number (ISBN) (Figura 2, item 2).

Figura 2: E-books CAPES da Elsevier - Busca por termos-chave

Os resultados são dispostos conforme o ISBN do livro eletrônico, seu título e a área do conhecimento correspondente (Figura 3).

Figura 3: E-books CAPES da Elsevier - Página de Resultados

Para acessar o texto completo do e-book, clicar no título de interesse disposto na página de resultados. Nesta página, há um resumo localizado no canto direito da página, que pode ser lido, a fim de verificar se o livro eletrônico é relevante ao seu interesse (Figura 4).

Figura 4:  E-books CAPES da Elsevier - Resumo do livro eletrônico

Figura 4:  E-books CAPES da Elsevier - Resumo do livro eletrônico

Na mesma página, o usuário pode realizar o download do e-book integralmente ou por capítulos (Figura 5).

Figura 5:  E-books CAPES da Elsevier - Download

Figura 5:  E-books CAPES da Elsevier - Download

Também é possível:

1. exportar as citações dos e-books, que contém links para recuperar o texto completo ou a localização física da informação clicando em "Export" na parte superior da página (Figura 6, item 1);
  2. escolher o tipo de arquivo e o conteúdo da citação (com ou sem resumos) (Figura 6, item 2);
  3. em seguida clicar em “Export” que fica logo abaixo do campo de escolha de conteúdo (Figura 6, item 3).

Para mais informações sobre os modos de exportação de citação, ver a ajuda da base “Exporting document citations”.

Figura 6:  E-books CAPES da Elsevier - Exportar Citação

Figura 6:  E-books CAPES da Elsevier - Exportar Citação

É possível buscar  termo(s)-chave no conteúdo do livro eletrônico inserindo o(s) termo(s) no campo de busca localizado na página do e-book (Figura 7).

Figura 7:  E-books CAPES da Elsevier - Busca de termo(s)-chave no e-book

Figura 7:  E-books CAPES da Elsevier - Busca de termo(s)-chave no e-book

O acesso à esta base pode ser feito em qualquer computador ligado à rede UFSCar, dentro dos campi UFSCar, para toda a comunidade acadêmica, ou fora dos campi, por meio do Acesso Proxy.

Para mais informações sobre esta base de dados, entre em contato com a Seção de Acesso a Base de Dados (SeABD), da Biblioteca Comunitária (BCo) da UFSCar, pelo e-mail  seabd@ufscar.br ou pelo telefone (16) 3351-8424.

1. REED ELSEVIER. Sobre a Elsevier. Disponível em: <http://www.elsevier.com.br/site/institucional/Default.aspx>. Acesso em: 29 abr. 2016.
Conteúdo relacionado
Acesso a e-books no Portal CAPES