Você está aqui: Página Inicial / Bases de Dados / Métricas da Ciência / Como calcular Índice-H de um pesquisador na Web of Science

Como calcular Índice-H de um pesquisador na Web of Science

O Índice-H é um importante indicador de qualidade e relevância na produção científica. Saiba como ele é calculado para pesquisadores na base Web of Science (WOS)

O que é Índice-H?

O Índice-H foi proposto em 2005 pelo professor Jorge Hirsch da Universidade da Califórnia. O seu método consiste em relacionar o número de publicações científicas com o número suas citações, tornando-se um parâmetro avaliativo de um autor.

Em pouco tempo este índice foi adotado não só para avaliar pesquisadores, mas também universidades, grupos de pesquisa e revistas científicas. A vantagem deste índice é sua simplicidade e objetividade, resumindo em um único número a produtividade e a relevância do trabalho científico.

Como se calcula o Índice-H de um pesquisador na WOS?

O Índice-H de um pesquisador é obtido pelo número de artigos publicados por ele que tenham citações de número igual ou maior a este número. Por exemplo, um Índice-H 8 significa que um autor tem, no mínimo, 8 artigos publicados e estes receberam pelo menos 8 citações cada um.

Como obter o Índice-H de um pesquisador pela WOS?

Para obter o Índice-H de pesquisador pela Web of Science (WOS) deve-se entrar no Portal CAPES (Figura 1) e clicar em “buscar base”.

Figura 1: Portal Capes página inicial

Em seguida, digitar
Web of Science e clicar em enviar (Figura 2).

Figura 2: Portal Capes buscar base WOS

Na próxima tela clicar em “Web of Science - Coleção Principal (Thomson Reuters Scientific)” (Figura 3).

Figura 3: WOS Coleção principal

O próximo passo é informar o sobrenome do autor e as iniciais do nome. Depois selecionar “autor” no índice ao lado e clicar em pesquisa (Figura 4).

Figura 4: WOS busca por autor

Na página seguinte aparecerão os artigos publicados pelo autor em “resultados”. Clicar então em “Criar Relatório de Citações” (Figura 5).

Figura 5: WOS criar relatório de citações

Na próxima tela serão apresentados gráficos das publicações por ano e à direita da página estará a informação do Índice-H do autor, gerado a partir dos artigos indexados e do número de citações contabilizados pela Web of Science (Figura 6).

Figura 6: WOS Índice-H do pesquisador

O acesso à base Web of Science pode ser feito em qualquer computador ligado à rede UFSCar, dentro dos campi UFSCar, para toda a comunidade acadêmica, ou fora dos campi, por meio do Acesso Proxy.

Para mais informações sobre sobre como obter o Índice-H pela WOS entre em contato com a Seção de Acesso a Base de Dados (SeABD) pelo e-mail:  ou pelo telefone (16) 3351-8424.

MARQUES, F. Os limites do índice-H. Revista Pesquisa FAPESP, n. 207, maio 2013. Disponível em: <http://revistapesquisa.fapesp.br/2013/05/14/os-limites-do-indice-h>. Acesso em: 06 out 2016.

THOMSON REUTERS. Web of Science: Principal Coleção da Web of Science. Disponível em: <http://apps-webofknowledge.ez31.periodicos.capes.gov.br>. Acesso em: 06 out 2016.