Você está aqui: Página Inicial / Bases de Dados / Bases UFSCar / Normas ABNT on-line assinadas pela UFSCar

Normas ABNT on-line assinadas pela UFSCar

A UFSCar, por meio da Biblioteca Comunitária (BCo) oferece à sua comunidade acadêmica e universitária a assinatura da mais uma Bases de Dados de Informação Científico-Tecnológica (BDICT), editada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas.

ABNT Coleção

A UFSCar, por meio da Biblioteca Comunitária (BCo) oferece à sua comunidade acadêmica e universitária a assinatura de mais uma Base de Dados de Informação Científico-Tecnológica (BDICT), editada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas.

A ABNT Coleção é um serviço on-line para disseminação do uso de Normas Técnicas. Com este serviço, alunos, docentes, pesquisadores e profissionais poderão usufruir das normas da ABNT e AMN (Asociación Mercosur de Normalización) sempre atualizadas em suas pesquisas e trabalhos acadêmicos (Figura 1).

Também está disponível para consulta na ABNT Coleção a relação de normas da International Standard Organization (ISO), que não são assinadas pela UFSCar, mas podem ser compradas diretamente pelo próprio usuário interessado, segundo as orientações contidas em: como comprar normas ISO pelo site da ABNT.

Figura 1 - ABNT Coleção: página inicial

ABNT Coleção: página inicial

O acesso à esta BDICT pode ser feito por toda a comunidade acadêmica dos quatro campi da UFSCar, em qualquer computador ligado à rede UFSCar ou fora dos campi, por meio do Acesso Proxy.

Requisitos para acesso

Para visualizar o texto completo das normas da ABNT você deve verificar se o JAVA (JRE) está instalado e atualizado em seu computador. Essa versão do visualizador JAVA é compatível com os sistemas operacionais Windows, Mac OS X, Linux e Solaris, e aos navegadores Firefox, Internet Explorer e Safari. O navegador Chrome não oferece mais suporte à tecnologia necessária para utilização do JAVA, portanto, não executará o conteúdo da máquina virtual, para executar o plugin alterne para outro browser (Firefox, Internet Explorer ou Safari).

Para identificar e/ou instalar o Java no em seu computador, faça o seguinte:

1) Detecção da máquina virtual Java no seu computador

Para identificar se seu computador possui a máquina virtual Java instalada, acesse o painel de controle em seu computador e verifique a existência da opção "Java". Caso esta opção não esteja disponível, siga instruções abaixo (passo 2):

2) Instalação da máquina virtual Java

Acesse o site do Java e escolha a versão da máquina virtual compatível ao seu sistema operacional.

3) Configurações de rede

Se seu acesso a internet é feito por meio de rede e caso ela possua um servidor Firewall e um servidor de Proxy (ferramentas de segurança de rede) é preciso criar regras que permitam o acesso ao nosso servidor. As regras que precisam ser criadas estão descritas abaixo:

Servidor Firewall: é necessária a criação de regra que permita que o seu servidor acesse o IP do nosso servidor, que é 205.237.197.94. É importante liberar este acesso pela porta de navegação de internet definida na sua rede (ex: porta 80, 1310, etc.) para download de arquivos com extensão JAR.

Login para acesso

Na página inicial da Coleção ABNT, para ter acesso as normas da base utilize um dos logins abaixo, de acordo com seu sistema operacional.

Acesso por Framework
(Só Windows)
Acesso por Java
(Windows ou Linux)
Sua empresa UFSCAR UFSCAR
Seu nome de usuário UFSCAR-FMW UFSCAR-JAVA
Sua senha UFSCAR-FMW UFSCAR-JAVA

Você será redirecionado para a seção “Minha Coleção”, onde encontram-se as opções de busca. É possível buscar normas pelos seus números e por palavras, que serão buscadas nos títulos, resumos e palavras-chave da norma. Também é possível filtrar a busca pelo Comitê Técnico responsável, data de publicação ou por classificação de acordo com a Classificação Internacional de Normas (CIN) (Figura 2).

Figura 2 - ABNT Coleção: interface de busca

ABNT Coleção: interface de busca

Como recursos disponíveis para a busca, é possível filtrar os resultados obtidos a partir da pesquisa inicial, basta clicar no ícone “Refinar Pesquisa” localizado acima da lista de resultados. Também é possível exportar a lista de resultados obtidos, no ícone “Exportar Resultado”, para arquivos de texto em PDF, Word ou Excel. Esta ferramenta facilita a organização de suas pesquisas e agiliza pesquisas futuras (Figura 3).

Figura 3 - ABNT Coleção: filtros de busca

ABNT Coleção: filtros de busca

Para ver o texto completo é necessário clicar na norma que deseja visualizar e ser transferido para a página com todas as informações sobre a publicação. Nesta página será necessário clicar no botão “Visualizar esta norma", localizado no final da página (Figura 4).

Figura 4 - ABNT Coleção: visualizar texto completo

ABNT Coleção: visualizar texto completo

Para maiores informações sobre esta (BDICT), entre em contato com a Seção de Acesso a Base de Dados (SeABD), da Biblioteca Comunitária (BCo) da UFSCar, pelo e-mail  ou pelo telefone (16) 3351-8424.

1. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICASABNT Coleção. São Paulo: ABNT, 2015. Disponível em: <http://www.abntcolecao.com.br>. Acesso em: 08 ago. 2016.
  2. OLIVEIRA, Bruno Rafael Fanelli de. Serviço ABNT Coleção – Cadastro de IP's UFSCar. [mensagem pessoal]. Mensagem recebida por <> em 08 de outubro 2012.
  3. ORACLE. Java. Disponível em: <https://www.java.com/pt_BR/>. Acesso em: 08 ago. 2016.