Você está aqui: Página Inicial / Bases de Dados / Bases CAPES / Scopus: evolução de índices bibliométricos SNIP e SJR

Scopus: evolução de índices bibliométricos SNIP e SJR

Saiba mais sobre os índices bibliométricos SNIP E SJR

A CAPES, por meio do seu Portal de Periódicos oferece à comunidade acadêmica e universitária da UFSCar os novos índices para a avaliação de periódicos, SNIP e SJR, disponibilizados gratuitamente na base Scopus da editora Elsevier, que cobre a(s) seguinte(s) áreas do conhecimento: Ciências Sociais, Ciências Exatas, Ciências Humanas e Ciências Biológicas.

O SNIP (Source Normalized Impact per Paper) e o SJR (Scimago Journal Rank)  são índices bibliométricos elaborados respectivamente pelos professores Henk Moed do Centre for Science and Tecnology Studies (CWTS) da Universidade de Leiden, Holanda e Felix de Moya da Universidade de Granada, Espanha. As funções destes índices são:

• medir o impacto de citações contextuais baseado no número total de citações de um determinado assunto;
  • incluir a frequência com que os autores citam outros trabalhos em sua lista de referência (SNIP), assim o impacto de uma única citação recebe um valor maior em áreas de pesquisa com menos probabilidade de citações e vice-versa;
  • medir o impacto direto da área de pesquisa, da qualidade e da reputação do periódico sobre o valor de uma citação; isto significa que uma citação de uma fonte com um SJR alta vale mais do que uma citação de uma fonte com uma SJR menor (SJR).

O SNIP e o SJR são índices bibliométricos projetados para auxiliar estudantes, pesquisadores, editores e bibliotecários em relação ao comportamento de citações nas áreas de conhecimento, medindo-os e verificando seu fator de impacto e relevância.

O acesso à base Scopus para consulta destes índices pode ser feito em qualquer computador ligado à rede UFSCar, dentro dos campi UFSCar, para toda a comunidade acadêmica, ou fora dos campi, por meio do Acesso Proxy, o que está disponível somente para docentes e pós-graduandos.

Para entender melhor como são calculados estes dois índices, visite o Elsevier Training Desk, nossa plataforma de treinamento on-line.

Para maiores informações,  entre em contato com a Seção de Acesso a Base de Dados (SeABD), da Biblioteca Comunitária (BCo) da UFSCar, pelo e-mail  seabd@ufscar.br ou pelo telefone (16) 3351-8424.

1. ELSEVIER. Scopus. Disponível em: <www.scopus.com>. Acesso em: 18 de jun. 2010.
  2. SCIMAGO Journal Rank. Disponível em: <http://www.scimagojr.com/>. Acesso em: 18 de jun. 2010.
  3. SOURCE Normalized Impact per Paper. Disponível em: <www.journalmetrics.com/snip.php>. Acesso em: 18 de jun. 2010.