Você está aqui: Página Inicial / Bases de Dados / Bases CAPES / OECD iLibrary oferece livros, artigos e estatísticas sobre cooperação e desenvolvimento econômico no Portal CAPES

Conheça a plataforma OECD iLibrary, que disponibiliza e-books, artigos científicos, tabelas, gráficos e estatísticas em diversos idiomas e formatos para alunos, professores e pesquisadores.

A CAPES, por meio do seu Portal de Periódicos, oferece à comunidade acadêmica e universitária da UFSCar a assinatura de mais uma Base de Dados de Informação Científico-Tecnológica (BDICT) multidisciplinar, disponibilizada pela Organisation for Economic Cooperation and Development (OECD iLibrary), que abrange as áreas Ciências Humanas voltadas à Educação e Sociologia, Ciências Exatas e Tecnológicas e Ciências Biológicas e da Saúde.

Para acessar qualquer uma das bases do Portal de Periódicos da CAPES, inclusive as da OECD iLibrary, basta seguir as instruções deste artigo: Acesso a Bases no Portal CAPES.

Sobre a OECD iLibrary

A OECD iLibrary é uma biblioteca virtual que conta com mais de 10.000 e-books, quase 50.000 mil capítulos de livros, mais de 27.000 tabelas e gráficos, 5.000 artigos e 5 bilhões de pontos de observação estatística por meio de 42 bases de dados. A base oferece publicações e indicadores sociais e econômicos voltados para pesquisadores, professores e estudantes das mais diversas áreas do conhecimento (Figura 1).

Figura 1: E-books CAPES da OECD iLibrary - Página inicial

E-books CAPES da OECD iLibrary: página inicial

Busca simples

Pela barra de busca, inserir o(s) termo(s)-chave de interesse no campo de busca localizado na barra superior da página inicial (Figura 2, item 1), que dispõe seus resultados por título, resumo, autor, palavra-chave ou ISSN/ISBN/DOI (Figura 2, item 2). É importante ressaltar que o uso da palavra-chave em inglês amplia a possibilidade de resultados.

Figura 2: Barra da busca e resultados - OECD iLibrary

Figura 2: barra da busca e resultados - OECD iLibrary

A busca mostra resultados próximos (Narrow), e permite expandir (Expand) os resultados e também ordenar por data, por tipo de documento ou por título (Figura 3, item 1). Para cada registro exibido nos resultados são apresentados os formatos dos arquivos disponíveis (Figura 3, item 2) encontrados na frente dos resultados da busca.

Figura 3: Resultados filtrados pela barra de busca - OECD iLibrary

Resultados filtrados pela barra de busca: OECD iLibrary

Busca por temas

O acervo, disponível em diversos idiomas, permite que o usuário realize sua busca pelos seguintes temas (Browse by theme):

A busca por tema (Browse by Theme) direciona o usuário aos livros, artigos e estatísticas (Figura 4).

Figura 4: Barra de busca por tema - OECD iLibrary

Barra de busca por tema: OECD  iLibrary

Os livros e artigos (Books and Papers) podem ser lidos de diversas formas, que são: em PDF para download (figura 5, ítem 1); em HTML para leitura no próprio site (Read) (figura 5, ítem 2);  em dados estatísticos (Statistics), que apresentam indicadores na forma de tabelas, gráficos ou mapas (figura 5, ítem 3).

Figura 5: Resultado da busca por tema - OECD iLibrary

Resultado da busca por tema: OECD iLibrary

Os arquivos data, referentes a estatísticas, direcionam o usuário a outra página, onde constam os dados estatísticos em planilhas ou gráficos, também liberados para download.

Na página de indicadores de um tema (Data) (Figura 6), na barra à esquerda, o usuário acessa mais planilhas disponíveis sobre o tema pesquisado. Na seção indicadores (Indicators), são apresentados subtópicos do tema (Figura 6, item 1). Na figura dinâmica do lado esquerdo são apresentados os dados sobre o tema na forma de grafico (Chart), mapa (Map) ou tabela (Table) (Figura 6, item 2). O usuário pode expandir o tamanho dos dados, fazer o download, bem como compartilhá-lo em redes sociais e por e-mail (Figura 6, item 3).

Figura 6: Disposição de dados estatísticos  - OECD iLibrary

Disposição de dados estatísticos - OECD iLibrary

Busca por países

Também é possível a realização da busca por países (Browse by country), que estão organizados alfabeticamente, contendo dados de todos os países do mundo (Figura 7);

Figura 7: Barra de busca por país  - OECD iLibrary

Barra de busca por país: OECD iLibrary

O usuário seleciona o país que deseja efetuar a busca e é direcionado a uma pagina com seus resultados também disponíveis em diversos tipos de arquivo (Figura 8).

Figura 8: Disposição dos resultados da busca por país - OECD iLibrary

Disposição dos resultados da busca por país: OECD iLibrary

Busca integrada por temas e países

A busca por tema/país (Browse by theme & country) filtra os resultados a partir da seleção em listas de temas e países, apresentando os resultados mais precisos.

O usuário pode efetuar a busca filtrando a seleção por país e tema, sendo os temas disponíveis os mesmos apresentados em “busca por temas” (Figura 5, item 1). Os países estão listados de A a Z, com todos os países do mundo (Figura 5, item 2). Mais de um tema e país podem ser selecionados para a busca simultaneamente (Figura 5, ítem 3).

Figura 9: Barra da busca e resultados para país e tema - OECD iLibrary

Barra da busca e resultados para país e tema: OECD iLibrary

A OECD iLibrary disponibiliza na aba Help guias de uso da base em formato PDF em diversos idiomas, inclusive em português.

O acesso à esta base pode ser feito em qualquer computador ligado à rede UFSCar, dentro dos campi UFSCar, para toda a comunidade acadêmica, ou fora dos campi, por meio do Acesso Proxy.

1. ORGANISATION FOR ECONOMIC COOPERATION AND DEVELOPMENT. Sobre a OECD.
  2. Disponível em: <http://www.oecd-ilibrary.org/about/about>.  Acesso em: 09 mai. 2016.