Você está aqui: Página Inicial / Bases de Dados / Bases CAPES / Obras raras podem ser acessadas por meio da Eighteenth Century Collections Online

Obras raras podem ser acessadas por meio da Eighteenth Century Collections Online

A Eighteenth Century Collection Online através do Portal CAPES disponibiliza o acesso a obras e materiais raros do século 18 em diversas áreas do conhecimento. Confira!

A CAPES, por meio do seu Portal de Periódicos, vem disponibilizando o acesso à base Eighteenth Century Collections (Figura 1), a qual mantém um acervo rico em obras clássicas e raras do século 18, que podem ajudar estudantes e pesquisadores de diversas áreas do conhecimento, mas especialmente das Ciências Humanas e da Saúde.

Figura 1: Eighteenth Century Online - Página inicial

Figura 1: Eighteenth Century Online - Página inicial

Sobre a Eighteenth Century Collections Online

A coleção da Eighteenth Century Collections é composta por um acervo de mais de 50 mil publicações datados do século 18, mais precisamente ente 1700 e 1799. A base pode ser de interesse de estudantes e pesquisadores de várias áreas, uma vez que seu conteúdo contempla essencialmente as áreas de História, Literatura e suas linguagens, Religião, Ciências, Direito, Belas Artes e também Medicina e Tecnologias.

Dentre essas obras constam livros, panfletos, ensaios, mapas manuscritos, entre outros tipos de registros da época. Os dados encontrados são disponibilizados pela British Library, dentre outras entidades. O conteúdo do portal encontra-se disponível em inglês, mas é possível que algumas obras estejam em outros idiomas.

Como acessar a Eighteenth Century Collections Online

Por se tratar de uma base assinada pela CAPES, o acesso inicial se dá por meio do Portal CAPES (Figura 2), como ensinado no tutorial Acesso a Bases no Portal CAPES . Após localizar a base, encontra-se um link de acesso à base que redireciona para a página inicial da Eighteenth Century Collection.

Figura 2: Eighteenth Century Online - Portal CAPES

Figura 2: Eighteenth Century Online - Portal CAPES

 

A página inicial da Eighteenth Century Collections entra automaticamente na busca simples, mas também possibilita escolher o modo avançado (Figura 3). Veremos as duas maneiras a seguir.

Figura 3: Eighteenth Century Online - Modos de pesquisa

Figura 3: Eighteenth Century Online - Modos de pesquisa

 

Busca Simples

Na página direcionada à busca simples, há uma barra de busca identificada como “Encontrar”, que orienta o usuário a digitar o termo-chave desejado da pesquisa. O termo da busca deve estar em inglês.

A partir desse termo, pode-se filtrar os resultados da busca com os seguintes filtros subsequentes (Figura 4, passo 1):

  • Search in (Busca por): busca por qualquer termo, seja palavra-chave, assunto, autor, título ou entre todos os documentos disponíveis;

  • Limit to (Limitar por) : é possível selecionar os o(s) ano(s) das publicações (Year(s) of publication)” desejadas; também é possível Incluir publicações com data não identificada (Include documents with no known publication date)

  • Subject área (Assunto): área de interesse específica da busca, podendo-se selecionar: All (Todas), History and Geography (História e Geografia), Fine Arts (Belas Artes), Social Sciences (Ciências Sociais), Literature and Language (Literatura e Linguagens), Religion and Philosophy (Religião e Filosofia), Law (Direito), General Reference (Referências Gerais) e Medicine, Science and Technology (Medicina, Ciências e Tecnologia).

Após selecionar os filtros desejados, clicar em Search (Buscar) (Figura 4, passo 2).

Figura 4: Eighteenth Century Online - Busca simples

Figura 4: Eighteenth Century Online - Busca simples

Busca Avançada

No modo de busca avançada, é possível filtrar a busca por operadores booleanos, que indicam a combinação de termos adequados para tornar a busca ainda mais específica. Para tal, seleciona-se o termo chave e acrescenta-se outros termos para a busca, usando os elementos And (E), Or (Ou) e Not (Não), como no exemplo abaixo (Figura 5).

Figura 5: Eighteenth Century Online - Busca avançada/Operadores Booleanos

Figura 5: Eighteenth Century Online - Busca avançada/Operadores Booleanos

 

Além dos operadores booleanos, pode-se utilizar filtros de busca específicos para a busca avançada, que complementam os já disponíveis da busca simples (Figura 6). No caso, além dos anos de publicação e da área de interesse, seleciona-se outros itens como:

  • Language (Idioma): filtrará o idioma de interesse da publicação, indo de línguas modernas como o Dutch (Alemão), English (Inglês), Spanish (Espanhol) e Portuguese (Português), até línguas indígenas americanas como o Algonquian ou o Mohawk;

  • Database Release (Lançamento do banco de dados): permite a seleção da coleção específica, se lançada no volume 1 ou 2 da base;

  • Illustrated Works Containing (Conteúdo ilustrativo): se há interesse do texto conter ilustrações; se houver, o tipo de ilustração deve pode ser especificado, como desenhos, tabelas, mapas, músicas ou retratos, por exemplo;

  • Number of Results Per Page (Número de resultados por página): possibilita a apresentação de 10 a 50 resultados por página.

Figura 6: Eighteenth Century Online - Busca avançada/filtros

Figura 6: Eighteenth Century Online - Busca avançada/filtros

Resultados das pesquisas

Os resultados são dispostos em lista, onde constam título da obra (Title), autor (Author) e “detalhes” da obra (Detail), especificando edição, ano, número de páginas e área específica filtrada pela busca. Clicando no título em azul, a página com o conteúdo selecionado é aberto apresentando diferentes formas de acesso (Figura 7).

Figura 7: Eighteenth Century Online - Página de resultados

Figura 7: Eighteenth Century Online - Página de resultados


Na parte superior da obra, tendo em mãos o número exato da página, pode-se pular até uma página específica, ampliar a visualização da página para uma medida confortável e até mesmo ampliar para a tela toda (Figura 8, item 1).

A base também permite que se faça o download, envie por e-mail, imprima ou marque uma página para cópia da obra selecionada (Figura 8, item 2).

Figura 8: Eighteenth Century Online - Recursos dos resultados

Figura 8: Eighteenth Century Online - Recursos dos resultados

Na parte inferior da página (Figura 9), ainda é possível encontrar a fonte de acesso à obra, bem como o recurso utilizado para recuperá-la, universidade ou fundação mantenedora do acervo (Source Library).

Figura 9: Eighteenth Century Online - Detalhes da obra

Figura 9: Eighteenth Century Online - Detalhes da obra

O acesso à Eighteenth Century Online e outras bases do Portal CAPES pode ser feito em qualquer computador ligado à rede UFSCar, dentro dos campi UFSCar, para toda a comunidade acadêmica, ou fora dos campi, por meio do Acesso Proxy.

Para mais informações sobre esta base, entre em contato com a Seção de Acesso a Base de Dados (SeABD), da Biblioteca Comunitária (BCo) da UFSCar, pelo e-mail  seabd@ufscar.br ou pelo telefone (16) 3351-8424.

Bibliografia Consultada

  1. CAPES. Sobre a Eighteenth Century Online. Disponível em: <http://www-periodicos-capes-gov-br.ez31.periodicos.capes.gov.br/?option=com_pnews&component=NewsShow&view=pnewsnewsshow&cid=347&mn=71>. Acesso em: 22 Jul. 2016