Você está aqui: Página Inicial / Bases de Dados / Bases CAPES / Normas ASTM: como acessar pelo Portal CAPES?

Normas ASTM: como acessar pelo Portal CAPES?

Aprenda como consultar e fazer download das normas ASTM disponíveis no Portal CAPES!

A CAPES, por meio do seu Portal de Periódicos oferece à comunidade acadêmica e universitária da UFSCar a assinatura das normas técnicas internacionais ASTM, desenvolvidas pela ASTM International. São normas aceitas em todo o mundo e abrangem temáticas tais como Construção, Energia, Meio Ambiente, Metais, Tintas, Petróleo, Borracha, Plásticos, Aço e Plásticos Têxteis, entre outros. Para acessar as normas ASTM pelo Portal CAPES é necessário o uso de um computador que esteja ligado à rede UFSCar ou por meio do Acesso Proxy.

Para acessar as normas ASTM pelo Portal da CAPES é necessário seguir os seguintes passos:

1) Entrar no Portal CAPES

portal-periodicos-capes-pagina-inicial

 

2) No campo Base, digitar o termo “ASTM International” e clicar em “Enviar”:

 

portal-periodicos-capes-buscar-base

 

3) Na página seguinte, que contém o resultado da busca, clicar sobre o título “ASTM International” para abrir a base:

 

ASTM - Acesso Portal Capes

 

4) Leia atentamente o acordo de licença  e se concordar, aceite os termos de licença, clicando em “Yes, I agree with the License”:

 

 astm-license-agreement

 

5) Na página seguinte, inserir o nome ou código da norma desejada no campo "Search topic, title, author" ou selecionar a opção "Advanced Search". Após informado os dados sobre a norma que deseja acessar, clicar no ícone de pesquisa (lupa).

 

ASTM - Campo de Busca


6) Na página de resultados, você pode visualizar a norma recuperada em sua versão on-line, fazer download do documento no formato PDF, enviá-la por e-mail ou imprimi-la, encontrar normas relativas ou similares, entre outras opções.


ASTM - Resultado de Busca

 

Na BCo também estão disponíveis normas ASTM no formato impresso, as quais podem ser consultadas pelo sistema de busca ao acervo da BCo

Para mais informações sobre esta e outras Bases de Dados de Informação Científico-Tecnológica (BDICT), entre em contato com a Seção de Acesso a Base de Dados (SeABD), da Biblioteca Comunitária (BCo) da UFSCar, pelo e-mail ou pelo telefone (16) 3351-8424.

Bibliografia Consultada

  1. ASTM INTERNATIONAL. About ASTM International. West Conshohocken: ASTM, 2012. Disponível em: <http://www.astm.org>. Acesso em: 17 de jul. 2014.
  2. ASTM INTERNATIONALO que é a ASTM International? West Conshohocken: ASTM, 2011. Disponível em: <http://www.astm.org/GLOBAL/images/What_is_ASTM_Portuguese.pdf>. Acesso em: 17 de jul. 2014.