Você está aqui: Página Inicial / Bases de Dados / Bases CAPES / Grove Music Online: base de dados de música disponível no Portal CAPES

Grove Music Online: base de dados de música disponível no Portal CAPES

Acesse a base Grove Music Online no Portal de Periódicos da CAPES e descubra seu conceituado e diverso conteúdo em Música

A editora Oxford University Press (OUP) oferece acesso à base Grove Music Online (GMO) (Figura 1), um importante recurso on-line para o desenvolvimento da pesquisa na área da música, por meio do Portal de Periódicos CAPES. Para acessar qualquer uma das bases do Portal de Periódicos da CAPES, seguir as instruções deste artigo: Acesso a Bases no Portal CAPES.

Com mais de 50.000 artigos acadêmicos, seu acervo abrange diversos temas da história e cultura da música pelo mundo e pode ser de grande utilidade para estudantes, pesquisadores e professores dos cursos de Música e de Imagem e Som.

Figura 1: Grove Music Online - Página Inicial

Grove Music Online - Página Inicial

Conteúdo da Grove Music Online

Grove Music Online tem sido um recurso essencial para pesquisadores da área da Música desde sua criação em 2001 devido à sua grande variedade de artigos, publicados no idioma inglês e à publicação de grandes compêndios sobre a música e sua história.

Além de periódicos como New Grove, Grove Opera e Grove Jazz, a Grove Music Online reúne 30.000 biografias e obras de destaque no estudo da música em seus mais variados gêneros e em diferentes épocas históricas produzidas para um público amplo. Entre elas estão:

Busca Simples

Para realizar buscas, o usuário pode  inserir o termo-chave na barra “Search”, localizada no canto direito da página inicial (Figura 2).

Figura 2: Grove Music Online - Busca

Grove Music Online - Busca

Busca Avançada

O usuário que desejar realizar uma busca avançada deve clicar no linkAdvanced Search”, abaixo da barra de busca. Por este método, é possível refinar a busca por meio de filtros, escolha de categorias específicas e seleção do tipo de documento desejado (Figura 3).

Figura 3: Grove Music Online - Busca Avançada

Grove Music Online - Busca Avançada

Refinamento da Busca com Filtros

Na página de resultados, a busca pode ser restrita a uma categoria ou arquivo específicos por meio de sua seleção no campo localizado à esquerda dos resultados (Figura 4).

Figura 4: Grove Music Online - Página de Resultados

Grove Music Online - Página de Resultados

Resultados da Busca

Ao selecionar o artigo ou a obra desejada, o usuário pode visualizar, à esquerda do corpo do texto, o sumário com os conteúdos do artigo (Figura 5).

Figura 5:  Grove Music Online - Página do artigo

Grove Music Online - Página do artigo

Busca por Artista

Tratando-se da busca de um artista, a base disponibiliza a visualização de seus trabalhos e de conteúdos relacionados ao artista, assim como permite o acesso à arquivos multimídia, como imagens e composições (Figura 6). Estas últimas são tocadas por meio de um plug-in denominado Sibelius Scorch, cuja reprodução musical vem acompanhada de sua partitura.

Figura 6:  Grove Music Online - Página de multimídia

Grove Music Online - Página de multimídia

Acesso à Base

O acesso à esta base pode ser feito em qualquer computador ligado à rede UFSCar, dentro dos campi UFSCar, para toda a comunidade acadêmica, ou fora dos campi, por meio do Acesso Proxy.

Para mais informações sobre esta base de dados entre em contato com a Seção de Acesso a Base de Dados (SeABD), da Biblioteca Comunitária (BCo) da UFSCar, pelo e-mail  seabd@ufscar.br ou pelo telefone (16) 3351-8424.

1. OXFORD UNIVERSITY PRESS. Grove Music Online: Editorial Board, Advisory Panel, and Major Project Editors. Disponível em: <http://www.oxfordmusiconline.com.ez31.periodicos.capes.gov.br/subscriber/page/gmo/boards>. Acesso em: 25 abr. 2016.
  2. OXFORD UNIVERSITY PRESS. About Grove® Music Online. Disponível em: <http://www.oxfordmusiconline.com.ez31.periodicos.capes.gov.br/subscriber/book/omo_gmo>. Acesso em: 25 abr. 2016.