Você está aqui: Página Inicial / Bases de Dados / Bases CAPES / Como saber quais são as revistas de maior importância do mundo numa determinada área de conhecimento?

Como saber quais são as revistas de maior importância do mundo numa determinada área de conhecimento?

Saiba mais como avaliar os periódicos mais citados e as publicações mais relevantes em uma determinada área por meio da base de dados JCR diponível no Portal CAPES!

A CAPES, por meio do seu Portal de Periódicos oferece à comunidade acadêmica e universitária da UFSCar a base de dados Journal Citation Reports (JCR) pertencente a plataforma ISI Web of Knowledge da Editora Thomson Reuters.

A base de dados JCR é um recurso que permite avaliar os periódicos mais citados e as publicações mais relevantes de determinada área utilizando o fator de impacto. A base de dados JCR abrange dados de citações de mais de 7.500 periódicos acadêmicos e técnicos de 3.300 editores espalhados por mais de 60 paises, auxiliando estudantes, pesquisadores e docentes das áreas de Ciência, Tecnologia e Ciências Sociais.

Para consultar o JCR, siga as instruções abaixo:

1) Entrar no Portal de Periódicos da Capes

portal-periodicos-capes-pagina-inicial

  

2) Clicar na opção "Base"

portal-periodicos-capes-buscar-base


3) Digitar na caixa de pesquisa: JCR e clicar em "Buscar"

portal-periodicos-capes-buscar-base-jcr

 

4) Entrar na base de dados "Journal Citation Reports (JCR)"

portal-periodicos-capes-buscar-base-resultados

 

5) No lado direito, em "View a group of journals by", selecionar "Subject Category" e clicar em "Submit".

journal-citations-report-isi-web-knowledge

 

6) Na próxima tela, selecionar 1 ou mais áreas de conhecimento de seu interesse e clicar em "Submit". Para selecionar mais de 1 área ao mesmo tempo, segurar a tecla CRTL e selecionar as áreas com o mouse.

journal-citations-report-selecionar-areas

 

7) Será exibida uma planilha com as abreviaturas das revistas e uma das colunas mostra a pontuação do "Fator de Impacto" daquela revista.

 journal-citations-report-fator-impacto

 

O acesso ao JCR pode ser feito em qualquer computador ligado à rede UFSCar, dentro dos campi UFSCar, para toda a comunidade acadêmica, ou fora dos campi, por meio do Acesso Proxy.


Para mais informações sobre esta Base de Dados de Informação Científico-Tecnológica (BDICT), entre em contato com a Seção de Acesso a Base de Dados (SeABD), da Biblioteca Comunitária (BCo) da UFSCar, pelo e-mail:  seabd@ufscar.br ou pelo telefone (16) 3351-8424.

Bibliografia Consultada

  1. PORTAL Capes Periódicos. Disponível em:< www.periodicos.capes.gov.br>. Acesso em: 16 de jul. 2014.
  2.  Journal Citation Reports. Disponível em:  <http://www.isiknowledge.com/JCR>. Acesso em: 16 de jul. 2014.