Você está aqui: Página Inicial / Bases de Dados / Bases CAPES / Como saber quais são as revistas de maior importância do mundo numa determinada área de conhecimento?

Saiba mais como avaliar os periódicos mais citados e as publicações mais relevantes em uma determinada área por meio da base de dados JCR diponível no Portal CAPES!

A CAPES, por meio do seu Portal de Periódicos oferece à comunidade acadêmica e universitária da UFSCar a base de dados Journal Citation Reports (JCR) pertencente a plataforma ISI Web of Knowledge da Editora Thomson Reuters.

A base de dados JCR é um recurso que permite avaliar os periódicos mais citados e as publicações mais relevantes de determinada área utilizando o fator de impacto. A base de dados JCR abrange dados de citações de mais de 7.500 periódicos acadêmicos e técnicos de 3.300 editores espalhados por mais de 60 paises, auxiliando estudantes, pesquisadores e docentes das áreas de Ciência, Tecnologia e Ciências Sociais.

Para consultar o JCR, siga as instruções abaixo:

1) Entrar no Portal de Periódicos da Capes

portal-periodicos-capes-pagina-inicial

2) Clicar na opção "Base"

portal-periodicos-capes-buscar-base

3) Digitar na caixa de pesquisa: JCR e clicar em "Buscar"

portal-periodicos-capes-buscar-base-jcr

4) Entrar na base de dados "Journal Citation Reports (JCR)"

portal-periodicos-capes-buscar-base-resultados

5) No lado direito, em "View a group of journals by", selecionar "Subject Category" e clicar em "Submit".

journal-citations-report-isi-web-knowledge

6) Na próxima tela, selecionar 1 ou mais áreas de conhecimento de seu interesse e clicar em "Submit". Para selecionar mais de 1 área ao mesmo tempo, segurar a tecla CRTL e selecionar as áreas com o mouse.

journal-citations-report-selecionar-areas

7) Será exibida uma planilha com as abreviaturas das revistas e uma das colunas mostra a pontuação do "Fator de Impacto" daquela revista.

journal-citations-report-fator-impacto

O acesso ao JCR pode ser feito em qualquer computador ligado à rede UFSCar, dentro dos campi UFSCar, para toda a comunidade acadêmica, ou fora dos campi, por meio do Acesso Proxy.

Para mais informações sobre esta Base de Dados de Informação Científico-Tecnológica (BDICT), entre em contato com a Seção de Acesso a Base de Dados (SeABD), da Biblioteca Comunitária (BCo) da UFSCar, pelo e-mail:  seabd@ufscar.br ou pelo telefone (16) 3351-8424.

1. PORTAL Capes Periódicos. Disponível em:< www.periodicos.capes.gov.br>. Acesso em: 16 de jul. 2014.
  2.  Journal Citation Reports. Disponível em:  <http://www.isiknowledge.com/JCR>. Acesso em: 16 de jul. 2014.