Você está aqui: Página Inicial / Bases de Dados / Bases Min. Saúde / Acesso às bases do Portal Saúde Baseada em Evidências do Ministério da Saúde

Acesso às bases do Portal Saúde Baseada em Evidências do Ministério da Saúde

Veja como acessar diversas bases de dados em Ciências da Saúde por meio do Portal da Saúde Baseada em Evidências e pelo Sistema Sabiá

O Portal Saúde Baseada em Evidências (PSBE), um portal gratuito on-line mantido pelo Ministério da Saúde e pela CAPES, disponibiliza acesso a diversas bases em Ciências Biológicas e da Saúde, tais como Medicina, Enfermagem, Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Psicologia, entre elas, as seguintes:

Bases no Portal Saúde

  • BVS - APS. A Biblioteca Virtual em Saúde da Atenção Primária à Saúde (BVS APS) é o resultado da cooperação técnica entre o Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME/OPAS/OMS) e o Ministério da Saúde através do Departamento de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde da Secretaria de Gestão da Educação na Saúde (DEGES/SGTES/MS) e está orientada para a gestão da informação científica e técnica relacionada à Atenção Primária à Saúde (APS) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), além das produções do Programa Telessáude Brasil Redes.

  • BVS ENFERMAGEM. A BVS Enfermagem Brasil tem por objetivo contribuir para produção, organização e disseminação da informação científica e técnica em Enfermagem produzida pelas instituições brasileiras representativas no tema.

  • BVS ODONTOLOGIA. A Biblioteca Virtual em Saúde na área de Odontologia se une ao compromisso do Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação na Área de Ciências da Saúde (BIREME), para a construção de uma grande biblioteca virtual para o desenvolvimento de profissionais na área odontológica, tanto àqueles vinculados à atividades acadêmicas quanto àqueles que têm interesse na educação continuada como forma de aprimoramento pessoal.

  • BULÁRIO ELETRÔNICO. O Bulário Eletrônico é uma ferramenta desenvolvida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) para facilitar o acesso rápido e gratuito pela população e profissional de saúde às bases de dados das bulas de medicamentos. O Bulário Eletrônico disponibiliza também conteúdo para educação em saúde, legislação específica sobre o assunto e endereços eletrônicos de interesse na área de saúde.

  • CARENOTES™. O Carenotes é uma base de dados destinada ao paciente contendo informações sobre: a enfermidade, o uso correto do medicamento, testes de laboratório, cuidados com a saúde, etc. Através de uma linguagem simples, ajuda a informar o paciente sobre a sua doença, tratamento e acompanhamento. Inclui cuidados pré-cirúrgicos, hospitalização, alta e cuidados adicionais, com imagens coloridas e de fácil compreensão.

  • DYNAMED. A DynaMed é uma base de dados de referência mundial em Medicina baseada em evidências. Uma interface organizada por temas, que permite aos médicos, estudantes de medicina e outros profissionais da saúde, buscar informação condensada de qualidade, fornece publicações revisadas auxiliando o profissional a tomar decisões mais precisas no atendimento ao paciente.

  • EPISTEMONIKOS. Os Métodos de banco de dados Epistemonikos combinam informações sobre saúde baseada em evidências e as tecnologias de informação para auxiliar os profissionais em questões clínicas e política de saúde. Oferece informações provenientes de bases de dados eletrônicas e outras fontes de revisões sistemáticas relevantes e sínteses, proporcionando um método altamente eficiente para a pesquisa.

  • MICROMEDEX 2.0. Milhares de hospitais, centros de controle de intoxicações, universidades, centros de informações sobre medicamentos e agências governamentais em mais de 83 países utilizam a Micromedex para informações completas, consistentes e relevantes sobre medicamentos, doenças e toxicologia. A Micromedex 2.0 possui equipe editorial composta por especialistas, oferece conteúdos completos em literatura médica e áreas terapêuticas e promove atualizações constantes.

  • NURSING REFERENCE CENTER. Base de dados que oferece às equipes de enfermagem e estudantes da área, evidências clínicas e conhecimento de condições patológicas, informação ao paciente, e referência de medicamentos, proporciona acesso para artigos em texto completo, cobrindo doenças e condições, laboratórios e diagnósticos. Também destaca diretrizes das melhores práticas, módulos de educação continuada, informação ao paciente.

  • PROQUALIS. É um portal vinculado ao ICICT/Fiocruz e conta com o financiamento do Ministério da Saúde, através da Secretaria de Atenção à Saúde. Atua na produção e disseminação de informações e tecnologias em qualidade e segurança do paciente, empregando modernas tecnologias de informação. Também disponibiliza  aulas, entrevistas, vídeos, resenhas, notícias, entre outros.

  • REBRATS. A Rede Brasileira de Avaliação de Tecnologia em Saúde foi criada em 2011 e atua para viabilizar a elaboração e a disseminação de estudos de Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS) contribuindo para a formação e a educação continuada nas áreas do sistema de saúde brasileiro.

  • REHABILITATION REFERENCE. Base de dados utilizada por clínicos especializados em reabilitação. Provê a fisioterapeutas, médicos especialistas, terapeutas ocupacionais e estudantes de reabilitação a melhor evidência disponível para suas necessidades de informação. Disponibiliza revisões clínicas, instrumentos de pesquisa, informação sobre medicamentos e seus fabricantes, imagens de exercícios, manuais de referência, tópicos relevantes sobre educação de pacientes e atualizações clínicas relevantes.

Para utilizar estas bases você deverá cadastrar-se no Sistema Saúde Aberta à Interatividade e à Aprendizagem (Sabiá).

Como fazer o cadastro no sistema Sabiá

O Sistema Saúde Aberta à Interatividade e à Aprendizagem (Sabiá) é um sistema integrado a diversas bases de dados dos seguintes sites:

  • Ambiente Virtual de Aprendizagem do SUS (AVASUS)

  • Comunidade de Práticas

  • Portal Saúde Baseada em Evidências

Ao possuir uma conta no Sabiá, você terá acesso a diferentes sites utilizando apenas um login,ou seja, o seu CPF e uma  senha. Para cadastrar-se no Sistema Sábia você deve acessar https://perfil.sabia.ufrn.br/cadastrar, preencher os campos e clicar em enviar (Figura 1).

Figura 1: Sistema Sabiá - Cadastro

20170120-dynamed-cadastro.png

Em seguida, você receberá uma mensagem de confirmação (Figura 2).

Figura 2: Sistema Sabiá - Confirmação de cadastro

20170120-sabia-confirmacao.png

 

Você receberá então um e-mail de confirmação (Figura 3).

Figura 3: Sistema Sabiá confirmação de e-mail

20170120-sistema-sabia-confirmacao-email.png

Para acessar as bases de dados do Portal Saúde Baseada em Evidências, acesse http://psbe.ufrn.br (Figura 4).

Figura 4: Portal da Saúde Baseada em Evidências - página inicial

20170120-portal-saude-pagina-inicial.png

 

Em seguida, posicione o cursor sobre a aba “Base de Dados” (Figura 5).

Figura 5: Portal da Saúde Baseada em Evidências - Bases de Dados

20170120-portal-saude-selecionar-base.png

Selecione a Base desejada (Figura 6).

Figura 6: Portal da Saúde Baseada em Evidências - base desejada

20170120-dynamed.png

 

Na próxima página clique em “Acessar Base de Dados” (Figura 7).

Figura 7: Dynamed - acessar base

20170120-dynamed-acessar-base.png

 

Abrirá uma janela do Sistema Sabiá, clique em “Fazer Login” (Figura 8).

Figura 8: Sistema Sabiá - Fazer Login

20170120-sistema-sabia-fazer-login.png

Informe então seu CPF e senha para ter acesso à base desejada.

Contato

Para mais informações sobre o Portal da Saúde Baseada em Evidências e o Sistema Sabiá, entre em contato com o Serviço de Educação ao Usuário e Capacitação (SEdUC) pelo e-mail ​atendimento.bco@ufscar.br.

 

Bibliografia Consultada

ANVISA Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Bulário Eletrônico. Disponível em: <http://portal.anvisa.gov.br/bulario-eletronico1>. Acesso em: 24 jan 2017.

BVS BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE. BVS Odontologia.  Disponível em: <http://odontologia.bvs.br>. Acesso em: 24 jan 2017.

BVS ENFERMAGEM. Sobre a BVS Enfermagem. Disponível em: <http://enfermagem.bvs.br>. Acesso em: 24 jan 2017.

EBSCO HEALTH. Dynamed. Disponível em: <https://health.ebsco.com/products/dynamed

https://www.epistemonikos.org/pt/about_us/who_we_are>. Acesso em 24 jan 2017.

EBSCO HEALTH. Rehabilitation Reference Center. Disponível em: <https://health.ebsco.com/products/rehabilitation-reference-center>. Acesso em 24 jan 2017.

MINISTÉRIO DA SAÚDE - Portal da Saúde. Saúde Baseada em Evidências. Disponível em: <http://portalsaude.saude.gov.br >. Acesso em: 13 jan 2017.

PORTAL SBE SAÚDE BASEADA EM EVIDÊNCIAS. Nursing Reference Center. Disponível em: <http://psbe.ufrn.br/index.php?option=com_content&view=article&id=48&Itemid=289>. Acesso em 24 jan 2017.

PROQUALIS. Sobre o PROQUALIS. Disponível em: <https://proqualis.net/sobre-o-proqualis>. Acesso em 24 jan 2017.

REBRATS REDE BRASILEIRA DE AVALIAÇÃO DE TECNOLOGIAS EM SAÚDE. REBRATS Quem Somos. Disponível em: <http://rebrats.saude.gov.br/quem-somos>. Acesso em 24 jan 2017.

SISTEMA ABERTO À INTERATIVIDADE E APRENDIZAGEM (SABIÁ). Sua vida mais fácil com o Sabiá. Disponível em: <https://login.sabia.ufrn.br/saiba_mais>. Acesso em 17 jan 2017.

TRUVEN HEALTH ANALYTICS. Micromedex 2.0 para profissionais de saúde na América Latina. Disponível em: <http://truvenhealth.com/pt/port-mdx2>. Acesso em 24 jan 2017.

UFSCar. SEÇÃO DE ACESSO A BASES DE DADOS SeABD. Access Medicine: acesso livre e gratuito a coleções online em Medicina pelo Portal Saúde Baseada em Evidências. Disponível em : <http://www.seabd.bco.ufscar.br/bases-de-dados/assinaturas-min-saude/sobre-bases-m-saude/access-medicine-acesso-livre-e-gratuito-a-colecoes-online-em-medicina-pelo-portal-saude-baseada-em-evidencias>. Acesso em 17 jan 2017.